Catalogar recursos impressos



A.1 PUBLICAÇÕES  NUM SÓ VOLUME















PESSOA FÍSICA

a) Pessoa – física: obras com uma única menção de responsabilidade ou até três menções de responsabilidade principal

APELIDO, Nome, data(s)

Título / Nome e apelido da 1a menção de responsabilidade, Nome e apelido da 1a menção de responsabilidade, Nome e apelido da 2a menção de responsabilidade , Nome e apelido da 3a menção de responsabilidade ; Nome e apelido de outra menção de responsabilidade secundária (por exemplo, tradutor, anotador, etc.) . – menção de edição (a partir da segunda) . – Local de publicação : Nome do editor, data de publicação (quando não consta indicar data do copyright (cop.) do Depósito-Legal (D.-L.), de impressão (imp.) ou consultar uma fonte externa e indicar entre parêntesis retos ) . – descrição física (número de páginas – indicar quando há páginas em numeração romana, número de páginas em numeração árabe , [número de páginas em branco] p.: outros aspetos da descrição física (indicação da presença de fotografias, ilustrações, mapas) ; dimensões (sempre arredondado por defeito para a dimensão superior) . - (Nome da coleção ; número do volume da coleção) . – Notas separadas por . – se estiverem na mesma linha ou apenas por ponto se fizermos parágrafo (por exemplo, título original, contém bibliografia) .
Número de identificação (ISBN): modalidades de aquisição (compra, oferta, permuta, Depósito-Legal)

I – APELIDO, nome , (no caso de coautoria ou de outra menção de responsabilidade)
II – coleção (não é preciso voltar a escrever o nome da coleção, basta indicar col.)

b) Pessoa – física: obras com mais do que três menções de responsabilidade principal

â O cabeçalho é feito pelo título.

A ficha segue as mesmas regras que em a)

c) Pessoa – física: obra  anónima 

â O cabeçalho é feito pelo título.

A ficha segue as mesmas regras que em a)

d) Pessoa – física: obra sob a responsabilidade de um compilador, um coordenador, um diretor,  um editor literário ou um organizador

â O cabeçalho é feito pelo título.

A ficha segue as mesmas regras que em a)
Abreviaturas a utilizar para indicar a função:

Compilador – compil
Coordenador – coord.
Diretor – dir.
Editor literário – ed.lit.
Organizador - org.

COLETIVIDADE

a)    Autor instituição

â O cabeçalho é feito pelo nome da coletividade ou instituição que corresponde à menção de responsabilidade (Atenção às regras de determinação do ponto de acesso)

b)    Grupo eventual

â O cabeçalho é feito pelo nome do grupo eventual seguido do número do evento, do local onde se realizou o evento e do ano de realização

NOME DO GRUPO EVENTUAL: COMPLEMENTO DO NOME, número do evento, local onde se realizou o evento, ano de realização


A.2. PUBLICAÇÕES EM VOLUMES
A.2.1. Descrição num único nível

         Quando a publicação em volumes é muito simples, ou seja, os elementos descritivos são idênticos em todos os volumes/partes e o único aspeto que difere entre eles é a sua paginação distinta, não é necessário elaborar uma descrição complexa, utilizando a 7a  zona ISBD. A catalogação é feita num único nível sem referenciar qualquer informação em nota de conteúdo e distribui-se pelas diferentes zonas.

APELIDO, Nome, data(s)

Título próprio  / Menção de responsabilidade ; outra menção de responsabilidade. – Local de publicação  : nome do editor, data. – número de volumes (pode abreviar-se v. ou vol.) : outras descrições físicas; dimensões . - (título de série ; numeração de série ; numeração de série). – Notas

ISBN : modalidade de aquisição

Opção A - Descrição bibliográfica num único nível, usando a 7a  zona

APELIDO, Nome, data(s)

Título próprio  / Menção de responsabilidade ; outra menção de responsabilidade. – Local de publicação  : nome do editor, data. – número de volumes (pode abreviar-se v. ou vol.) : outras descrições físicas; dimensões . - (título de série ; numeração de série ; numeração de série). – Contém: indicação do volume (por exemplo 1°v.) : título próprio do volume  . - descrição física (páginas)
ISBN : modalidade de aquisição

Opção B - Descrição bibliográfica num único nível, usando a 6a zona

Nesta forma de descrição, cada volume da publicação origina uma ficha catalográfica distinta.


APELIDO, Nome, data(s)

Título próprio da parte ; Título próprio da parte;; / Menção de responsabilidade . Local de publicação  : nome do editor , data da publicação . número de páginas. ; dimensões . - (título próprio da série ; numeração da série)

Opção C - Descrição bibliográfica num único nível, usando a 1a zona - zona do título e da menção de responsabilidade

         Utiliza-se este tipo de descrição quando o título próprio é uma combinação do título que é comum a todos os volumes e do título individual de cada um (este caso é muito comum nos manuais escolares, por exemplo, onde temos um título comum, o do manual, e a indicação de “manual do professor”, “caderno de atividades”, etc. que são títulos dependentes, pois a designação não permite que sejam considerados títulos próprios).
         Nestes casos, o título próprio resulta da junção do título comum e do título individual. O título individual não é considerado informação de outro título mas sim título dependente. Cada volume origina uma ficha catalográfica distinta.

APELIDO, Nome, data(s)

Título próprio. Título dependente / menção de responsabilidade . – Local de publicação : nome do editor, data . descrição física (número de páginas) : outras menções (por exemplo, il.) ; dimensões.
ISBN 0-000-00000-0

A.2.2. Descrição em vários níveis

         O primeiro nível corresponde à obra unitária.
         O segundo nível e os subsequentes contêm informações relativas aos volumes individuais ou outras unidades.
         Em cada nível, os elementos da descrição são dados pela mesma ordem e com a mesma pontuação da publicação unitária.

            Podem ocorrer dois casos:
·       Os diferentes volumes foram todos publicados no mesmo ano: coloca-se apenas uma data de publicação;
·       Os diferentes volumes foram publicados em anos distintos: colocam-se as data s de início e de fim da publicação separadas por um hífen.

APELIDO, Nome, Datas

Título próprio : informação de outro título / menção de responsabilidade ; outra menção de responsabilidade . Local de publicação : nome do editor, data . – indicação do número de volumes ; dimensões . Notas

Vol. 1: Título próprio : informação de outro título . extensão (número de páginas) . - (Título próprio da série . informação de outro título ; numeração do volume)


Vol. 2: Título próprio : informação de outro título . extensão (número de páginas) . - (Título próprio da série . informação de outro título ; numeração do volume)

A.2.3. Descrição em aberto

         Este tipo de de descrição decorre do facto da biblioteca não possuir todos os volumes da série, deixando por isso certos dados em aberto.

a) Quando existe apenas o primeiro volume:

APELIDO, Nome, Datas

Título próprio : informação de outro título / menção de responsabilidade ; outra menção de responsabilidade . Local de publicação : nome do editor, data do 1° volume -    . – indicação da existência de volumes ; dimensões . Notas (Contém: 1°v.: Título próprio : informação de outro título .  data de publicação do volume . extensão  (número de páginas)



b) Quando existe apenas o último volume:

APELIDO, Nome, Datas

Título próprio : informação de outro título / menção de responsabilidade ; outra menção de responsabilidade . Local de publicação : nome do editor,   - data do último volume . – indicação da existência de volumes ; dimensões . Notas (Contém: 4°v.: Título próprio : informação de outro título .  data de publicação do volume . extensão  (número de páginas)


c) Quando existem apenas alguns volumes dispersos:

APELIDO, Nome, Datas

Título próprio : informação de outro título / menção de responsabilidade ; outra menção de responsabilidade . Local de publicação : nome do editor,   - [data provável?] - [data provável?] . – indicação da existência de volumes ; dimensões . Notas (A obra está incompleta, só existem os volumes   .  Contém: 4°v.: Título próprio : informação de outro título .  data de publicação do volume . extensão  (número de páginas)


A.2.4. Partes componentes

São editadas com, em, como parte de um item, ou seja, são :
ü  Capítulos
ü  Partes de monografias
ü  Artigos de publicações em série (= analíticos)
ü  Faixas de documentos áudio
ü  Faixas de documentos vídeo
ü  Partes de qualquer outro recurso

Nota: não se inserem nas partes componentes:
ü  Separatas
ü  Suplementos
ü  volumes

Campos:
ü  Cabeçalho ( pelo autor da parte ou pelo título da parte consoante as regras)
ü descrição da parte componente:
- título da parte
- subtítulo ou informação de outro título
- autor da parte
ü indicação do elemento de união:  In
ü identificação e descrição do item hospedeiro:
-  título do item hospedeiro
- informação de outro título (só se o título próprio não for distintivo
- primeira menção de responsabilidade
- indicações de edição
- lugar de publicação, nome de editor (se se tratar de uma monografia) e data (tanto nas monografias como nas publicações em série)
- ISBN/ISSN
ü localização da parte no item hospedeiro:
-    se o recurso só tiver um volume: indica-se a paginação (número da página onde se inicia a parte - número da página onde termina a parte)
-    se o recurso tiver vários volumes: indica-se o volume e a paginação ( número do volume , número da página onde se inicia a parte - número da página onde termina a parte)
-    se o recurso for uma publicação periódica: indica-se o volume, o número, o ano da publicação e a paginação ( número do volume , número da publicação, (data da publicação) , número da página onde se inicia a parte - número da página onde termina a parte)


APELIDO, Nome, data

 Título próprio da parte / menção de responsabilidade da parte

In: título próprio do item hospedeiro / menção de responsabilidade do item hospedeiro . Local de publicação  : nome do editor , data . – paginação p.
I-               Tit da parte componente
II-            Tit do item hospedeiro


Bibliografia:

GUSMÃO, Armando Nobre de; CAMPOS, Fernanda Maria Guedes ; SOTTOMAYOR, José Carlos Garcia (Coord.) - Regras portuguesas de catalogação. 4a reimp. Lisboa : Biblioteca Nacional, 2010. 275 p. ISBN 972-565-242-8

IFLA- Descrição bibliográfica internacional normalizada. Trad. e rev. técnica de Rosa Maria Galvão, Margarida Lopes. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2012. 356 p. ISBN 978-972-565-479-8

SOTTOMAYOR, José Carlos (Ed.) - Regras de catalogação: descrição e acesso de recursos bibliográficos nas bibliotecas de língua portuguesa. Lisboa : BAD- Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 2008, 1075 p. ISBN: 978-972-9067-38-0.

Sem comentários:

Enviar um comentário